CP Journey

Papo com Guido | 19 de outubro de 2019



Saudações, soldadxs!!!!!!!!

Venho por meio desta trazer a sexta edição do quadro Papo com Guido!

Nesse quadro, iremos explorar perguntas sobre as dificuldades da vida e pedidos de conselhos enviados por alguns soldados da army. Fiquem à vontade para mandarem suas perguntas nos comentários dessa post ou através da minha dm do discord (Guido#4300).

<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3

Pergunta #1: "Por que a escola deixa os outros com depressão?"

R:
A pergunta foi enviada pelo Grouver.

É muito difícil responder essa pergunta, ao meu ver, já que parte do psicológico de cada um. No entanto, casos como esse são cada vez mais frequentes na sociedade em que vivemos. Acredito que isso está enraizado no nosso sistema educacional que desde a sua base faz com que os jovens se desencantem com a escola. Em outros países como a Finlândia, por exemplo, a educação infantil cativa as crianças desde cedo a gostarem do ambiente escolar, visto que o planejamento dos professores sempre gira em torno do aprendizado das crianças por meio de brincadeiras educativas. Desse modo, a criança desperta um encanto pela escola, ficando animada com a ida a esse local.

No entanto, seria impossível replicar o modelo de educação finlandês em um país como o Brasil por causa do contexto social em que vivemos ser totalmente desconexo do finlandês. A crise na educação começa a partir do momento em que o aluno é obrigado a ir para um quartel travestido de escola, onde o mesmo é (novamente) obrigado a seguir regras, cargas horárias, fazer vários trabalhos e manter a disciplina; caso contrário, será punido.

Tudo isso colabora para pressurizar o aluno e torná-lo vítima de um sistema meritocrático baseado nas notas. Infelizmente esse método de avaliação do desenvolvimento do aluno é o mais eficiente e é o mais adotado em diversas instituições mundialmente. Na minha humilde opinião, o sistema de provas deveria ser abolido. O objetivo da escola é formar cidadãos que pensem e colaborem para o debate socio-político, colaborando para decisões que visem a melhorar as condições básicas do país em que vivemos. O aluno se vê em um dilema: estudar o que não interessa para ele, no que tange à sua profissão, ou ficar sem futuro algum. Em síntese, o ambiente escolar bloqueia a criatividade do aluno, deixando-o como um cavalo: sempre alienado e preso a resposta correta.

Enfim, essa é minha perspectiva sobre o quão desastroso o sistema de educação brasileiro é e o que isso causa para o aluno. É necessário investigar o contexto social brasileiro e montar um novo método de ensino que vise melhorar a educação, formando jovens pensantes que colaborem para o desenvolvimento sadio do nosso Brasil.

Pergunta #2: "Quero surpreender a garota que gosto no dia do aniversário dela, será uma boa ideia?"

R: A pergunta foi do portuga Jony Extreme.

Meu querido, nunca duvide de si mesmo e nunca pare de tentar fazer o que acha que dará certo por causa de outros. A ideia é maravilhosa! Que garota não iria gostar de ser surpreendida no seu próprio aniversário? (ainda mais se ela também gostar de você, rs). No entanto, tenha em mente que a surpresa deve ser agradável a ela, então trate de caprichar. Boa sorte na sua conquista! (Se quiser, leia edições passadas do papo com guido para mais respostas sobre amor).

Pergunta #3: "Por que acha psicologia tão importante e por que decidiu servir à army dessa forma?"

R: O autor da pergunta foi Alberto.

Querido, sem a psicologia, não haveria quem estudar a mente humana e suas condições. Não haveriam profissionais capacitados para lidar com a psique do ser humano. Já se foi o tempo em que pensavam que Psicólogo é coisa para louco, aliás nem foi por causa da ‘loucura’ que a Psicologia surgiu, e a cada dia mais aumenta a procura da psicoterapia nas clínicas e consultórios, inclusive sendo relatada em novelas da atualidade. 

A Psicologia Clínica diminui o sofrimento emocional e possibilita que a pessoa se conheça melhor, mudando assim seu modo de agir que a angustia, havendo a compreensão do mundo que a envolve.A Psicologia conquistou várias áreas de atuação e muitas delas nem são conhecidas pela maioria da população, dentre todas essas, a mais manifesta de todas é a Psicologia Clínica, pois foi a primeira a se destacar em todos os âmbitos.

Dentro da Clínica, trabalha-se com as mais diferentes questões, como crises existenciais (“não me entendo, queria me conhecer melhor”, “não estou feliz comigo mesmo”, “não consigo escolher uma faculdade”, “meu casamento vai mal”, entre outras), apoio em situações traumáticas (assaltos, morte, separações da família, divórcios, etc.), momentos especiais (preparação para aposentadoria, pré-natal, pós-parto, cirurgias em geral, mudança de Cidade, …) e até o aparecimento de doenças dos mais variados graus e intensidades como: ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, transtorno bipolar, fobias, transtornos dissociativos, etc.

Enfim, a minha função enquanto lacrador, lenda da porra toda, fofoqueira e psicóloga da EGCP é ajudar todos os soldados com seus problemas, dúvidas e ajudá-los a refletir sobre a vida, que é muito confusa para alguns. Ademais, segundo o filósofo Jonas, o Sábio: "A EGCP não é army, é família"


<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3<3


Enfim, queridos, espero que tenham aprendido algo nesse lindo artigo escrito por ninguém mais ninguém menos que Guido, o lindo, o foda, o maravilhoso, o gostoso, o cheiroso, o totalmente LA-CRA-DOR!

Não se esqueçam de enviar suas perguntas para esse belíssimo quadro! Enfim, o dever me chama!
Volto, quando a fofoca esquentar...


- Guido, Fofoqueira, Lenda da porra toda, e Tenente-Coronel da EGCP.

2 Comentários

  1. Gabriel Wesley Lhlapak Pereira27 de outubro de 2019 às 13:59

    kkk
    top demais queria ter enviado pergunta a tempo ;-;

    ResponderExcluir
  2. Guido ate q suas materias sao interresantes de ler sabe k

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Aliste-se

Junte-se agora mesmo aos Elite Guardians e faça parte do maior exército de Club Penguin.

Quero me Alistar